7 RAZÕES PORQUE SOU CONTRA COBRAR PARA PREGAR

Vivemos dias em que se tornou comum pastores e cantores cobrarem pequenas “fortunas” para anunciar a mensagem do evangelho da graça, isso é no mínimo paradoxal, não acham?

Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!1 Coríntios 9:16

É importante deixar bem claro que não sou contra o obreiro receber uma oferta da igreja, bem como se hospedar na casa de um irmão, aliás isso é bíblico ler (Lucas 10), mas estipular valor para pregar? Há uma grande diferença, não acham?

Leia também:

Alguns, pregadores e cantores, chegam a fazer exigências como hotel de luxo e obrigatoriedade de venda de produtos, essa prática não tem amparo nas Escrituras.

Isto posto, resolvi escrever 7 razões porque sou contra a prática de cobrança de valor para pregar:

1- O evangelho anuncia a boa nova de salvação do Homem, que é salvo pela graça de Deus através de Cristo, não há mérito humano algum.

2- Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, durante todo seu ministério terreno, nunca cobrou para pregar o evangelho.

3- Os apóstolos nunca cobraram para pregar a mensagem do evangelho,

4- Porque o evangelho não é uma mercadoria e o púlpito não é um balcão de negócios;

5- Porque na história da Igreja os grandes heróis da fé como Calvino, C.H. Spurgeon, Hudson Taylor, John Wesley, Leonard Ravenhil, Puritanos…etc nunca estipularam valores para anunciar a mensagem libertadora de Cristo;

6- Porque ser ministro do evangelho não significa ser um empresario, o evangelho não é um negócio,é o poder de Deus;

7- Por que Ai de mim se não anunciar esse avengelho da Salvação da Graça em Cristo Jesus.

Conclusão

A Igreja Bíblica deve receber e ofertar com amor ao pregador, quanto a cobrar valor para pregar? Definitivamente não é bíblico.

Precisamos de um retorno urgente as Escrituras, onde Cristo é o centro das mensagens.

Deus seja Louvado!

Josué Junior

Deixem seus comentários!

Se desejar falar com o Josué Junior, ou ainda convidá-lo para pregar em sua igreja escreva para: salvosporcristobr@gmail.com.br

Josué Junior

Josué Junior é Seminarista, Pós Graduando em Teologia do Novo Testamento, no centro de pós graduação do Seminário Teológico Jonathan Edwards e apologista cristão, Cosmovisão cristã reformada, Bacharel em Ciências Contábeis, Funcionário Público e Professor. Criou os canais Salvos por Cristo Jesus no ano de 2016 com objetivo de glorificar a Deus e de levar o evangelho da graça e amor de Deus, mediante a morte e ressurreição de Jesus Cristo. Suas mensagens têm como tema central o resgate do evangelho genuíno. Casado e pai de dois filho, serve a Deus na Igreja Batista . Se desejar falar com o Josué Junior, ou ainda convidá-lo para pregar em sua igreja escreva para: josue.cnunes@hotmail.com

Website:

4 Comentários

  1. Neia

    Ótimo texto, visto que hoje observamos a igreja sendo a única incentivadora e patrocinadora dessa prostituição. Se cobram horrores é pq tem quem paga infelizmente é lamentável!

  2. Renato Pedroso

    Muito simples! Se não tiver quem os pague, eles sumirão dos templos!
    Mas muitos donos de templos contratam os “renomados” para atrair público e aumentar a arrecadação. O nome do homem está acima do nome de Jesus.

  3. Derci Abílio de Souza

    Boa noite na paz do senhor, pastor Josué. Sou aqui de Goiânia Goiás.
    Sou obreiro na seara do Senhor Jesus Cristo.
    Sou da igreja ass.de Deus ministério VILA NOVA. Aqui na capital de Goiás.
    Tenho estudado e feito alguns cursos teológicos.
    Mas tenho muita dificuldade. Criar e montar sermões.
    E vendo o senhor falar com tanta clareza, coragem, e muita sabedoria, e acima de tudo muita unção.
    Quero te dizer que até agora só consigo, pregar sermões prontos.
    E digo que até nem acho correto, mas é desse jeito que dou conta de pregar. E Deus tem operado.
    Sei que o senhor pastor Josué, tem todo o direito e a liberdade de achar errado.
    E não me fazer o que vou lhe pedir por admiração pelo senhor. e vontade que tenho de receber um esboço de pregação do senhor pra eu pregar.
    Se possível me envia por esse gmail. Derciabilio@gmail.com. E que Deus te abençoe sempre. Se não. Fico grato também. E que Deus te abençoe sempre.
    Em nome de Jesus Cristo. A paz do senhor pastor Josué.

    • Josué Junior

      Graça e Paz meu amado irmão Derci Abílio!
      Glória a Deus! ótima noticia saber que os textos tem ajudado o irmão na caminhada cristã, que Cristo seja glorificado! Gostaria de esclarecer, antes de tudo, que não sou pastor, sou um irmão em cristo reformado e congrego na igreja batista Califórnia em Nova Iguaçu no RJ, sou pós graduando em Teologia do novo testamento, escravo de Cristo, porém livre. Prego o evangelho com muito temor pela misericórdia e graça de Deus. Quanto ao irmão pregar sermões prontos sinceramente não vejo problemas, vide sermões escritos inesquecíveis de C.H. Spurgeon, Dr Martyn Lloyd Jones, Jonathan Edwards…etc Aliás o bom sermão não é inédito, ele deve relembrar doutrinas bíblicas tiradas da escritura (Sola Scriptura) O sermão deve exaltar a cristo, sua morte, ressurreição e retorno. Se o amado irmão prega com esse objetivo não vejo problemas. O bom sermão sempre fala de Criação (Soberania de Deus), Queda (Pecado) e Redenção (Jesus Cristo) o bom sermão expõe a depravação do homem sem Deus o pecado e mostra ao pecador a necessidade de um salvador, sinceramente não vejo problemas. Quanto aos esboços do sermão é claro que posso enviar ao irmão. Na verdade não chega a ser um sermão, mas são os artigos e textos produzidos aqui no blog e no instagram. Que Deus fortaleça o irmão para pregar a verdade sempre para a glória de Deus. se possível me manda uma mensagem no direct do instagram @_salvos.porcristo estou escrevendo um livro sobre o assunto e assim que tiver pronto mando uma cópia para o irmão.
      Que Deus abençoe querido irmão Derci.
      Em cristo
      Josué Junior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *