Coaching na Igreja: Os perigos da nova “Teologia” do Coaching

Teologia do Coachig: A mais nova sacada do “mercado gospel”  é a tal “teologia do Coaching” que nada mais é que uma nova roupagem da enfraquecida Teologia da prosperidade. Precisamos de um retorno urgente às escrituras onde Cristo é o centro das mensagens.

para que não mais sejamos meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pela fraudulência dos homens, pela astúcia tendente à maquinação do erro; Efésios 4:14

Surge uma nova “Teologia” nas igrejas evangélicas brasileiras, a teologia do Coaching

Com o crescimento, nas redes sociais, da teologia reformada a teologia da prosperidade vem perdendo espaço.

Coopera também pra o enfraquecimento da Teologia da Prosperidade os  escândalos  que os líderes que defendem essa teologia  foram expostos nos últimos anos.

Infelizmente ela ainda faz muitas vítimas devido a falta de conhecimento e leitura das escrituras  de muitos “crentes”.

Teologia do Coaching a substituta da Teologia da Prosperidade

Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloqüente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o mistério de Deus.
Pois decidi nada saber entre vocês, a não ser Jesus Cristo, e este, crucificado.
1 Coríntios 2:1,2

Infelizmente é raro em nossos púlpitos mensagens sobre arrependimento, expiação de pecados e redenção em Cristo Jesus

A teologia do Coaching surge com o objetivo de motivar tanto o pastor como a igreja que por motivos distintos foram vencidos pelo desânimo.

É uma teologia antropocêntrica onde o foco é o homem e suas realizações pessoais.

Isso não tem nada a ver com o evangelho da graça de Deus.

Seu discurso, alinhado a cultura secular, permite que esse tipo de abordagem lote igrejas e obtenha grande aceitação.

É um absurdo o que vem ocorrendo onde um Pr “coach” cobra 6 mil reais por dois finais de semana.

Essa tal teologia do Coaching é cheia de vãs filosofias e psicologias humanas.

Em nada glorifica nosso Deus eterno e soberano.

Estas tais palestras de coaching vem acontecendo nos púlpitos de várias “igrejas” Brasileiras.

 Ao invés de haver a exposição das escrituras mediante a pregação da Palavra há uma palestra motivacional

Infelizmente essa cultura chegou em muitas igrejas.

Com o mesmo teor antropocêntrico da Teologia da Prosperidade.

Teologia do Coaching x Teologia da Prosperidade

Se compararmos as duas teologias vamos ver que em ambas o homem é o centro.

A Teologia da Prosperidade propõe uma barganha com Deus crendo que Ele efetuará milagres para benefício material e espiritual do homem.

A Teologia do Coaching eliminou a barganha ao deixar Deus de longe, mas passou a ter no próprio homem a força “milagrosa” para seu benefício material e espiritual.

Enfim temos na  Teologia da Prosperidade ainda há uma certa dependência de Deus e seu agir sobrenatural, enquanto na Teologia do Coaching o homem declarou sua independência.

O relacionamento de barganha foi substituído para o relacionamento de platéia.

Deus distante

O Deus da Teologia do Coaching está assistindo e torcendo pelos grandes empreendedores no palco da fé.

Essa é uma teologia mais sutil, que parece mais humilde, mas na verdade transborda soberba ainda maior do que a Teologia da Prosperidade.

Nestas palestras geralmente se fala o que as pessoas querem ouvir.

Coisas do tipo: Quer casar? faça isso…Quer ser um empresário de sucesso? Faça aquilo…Sua igreja não está crescendo? Eu tenho a solução..

O foco está naquilo que o homem pode fazer através da sua fé pessoal.

Fé essa que passa por Cristo, mas que tem seu objeto na própria pessoa e nos seus esforços dirigidos.

Muitas “pregações” estão “visando à conquista de grandes e efetivos resultados

Com foco em qualquer contexto, seja pessoal, profissional, social, familiar, espiritual ou financeiro”.

Falsa espiritualidade

O apelo pode ser até espiritual, mas ainda assim você já deve ter escutado muito coisas do tipo

“como ser o melhor marido”, “como atrair e fidelizar pessoas para o reino”, “alcançando sucesso através da fé.”.

Tudo isso travestido de espiritualidade.

Os pecados são tratados como pedra e obstáculos no caminho que devem ser superados.

Tudo isso associado com o desejo material dos nossos dias só contribuem para que a Teologia do Coaching ganhe terreno.

infelizmente as técnicas motivacionais tem substituído de forma velada, a suficiência de Cristo e das Escrituras.

Conclusão

A teologia do Coaching é maléfica e distante do cristianismo bíblico que leva o homem a negar a si mesmo, humilhar-se diante de Deus e depender dele em tudo.

Ter sucesso profissional e conquistar riquezas não é pecado em si, mas isso não pode ser um dos pontos centrais de nossa fé cristã.

Infelizmente na  teologia do coaching,  o Deus que é adorado é o próprio  homem.

Precisamos de um retorno urgente às escrituras onde Cristo é o centro das mensagens.

Sola Scriptura;

Somente a Deus a Glória

 Deixe seus comentários

Josué Junior

Josué Junior é Seminarista estudante de Teologia da Faculdade Batista MG e apologista cristão, Cosmovisão cristã e Teologia reformada, Formado em Ciências Contábeis, Funcionário Público e Professor. Criou os canais Salvos por Cristo Jesus no ano de 2016 com objetivo de levar o amor de Deus a todo aquele que crê no sacrifício de Jesus e na vida eterna. Suas mensagens têm como tema central o resgate do evangelho genuíno. Casado e pai de dois filho, serve a Deus e prega por todo o País. Se desejar falar com o Josué Junior, ou ainda convidá-lo para pregar em sua igreja escreva para: salvosporcristobr@gmail.com.br

Website:

24 Comentários

    • Josué Júnior

      Sugiro o seminário Martim Buccer

      Deus abençoe

      • Matheu

        Penso em um dia cursas ciencias contabeis,mas nao sei se e para min,poderia me orienta??sou pentecostal assembleiano e admirador da teologia reformada

        • Josué Junior

          Vai fundo meu irmão,Deus é com você! Deus lhe abençoe!

  1. Está generalizando e criando sofismas com o tema. Não sou coach e nem pretendo ser, mas não devemos demonizar o curriculum ou estereotipar os seus mestres a partir de alguns charlatões, que sempre surgem não só na nessa área, mas como em todas as áreas da cultura secular e cristã. Caso queira posso lhe enviar um livro que escrevi a respeito dessa temática, para de alguma forma, ajudá-lo no seu processo de reflexão.Um forte abraço “sola”

    • Josué Junior

      Olé irmão Pedro,

      Obrigado por sua participação querido irmão.

      O objetivo aqui não é generalizar e sim alertar para os excessos e desvios que ALGUNS estão incorrendo.

      Tanto que não foi citado nomes.

      Meu objetivo não é ofender pessoas é sempre defender o evangelho a luz das escrituras.

      Infelizmente temos muitos palestrantes e poucos pregadores

      deixo para meditação
      Pois, como já lhes disse repetidas vezes, e agora repito com lágrimas, há muitos que vivem como inimigos da cruz de Cristo.
      Quanto a estes, o seu destino é a perdição, o seu deus é o estômago e têm orgulho do que é vergonhoso; eles só pensam nas coisas terrenas.
      A nossa cidadania, porém, está nos céus, de onde esperamos ansiosamente um Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

      Filipenses 3:18-20

      • osvaldo moiano

        Gloria a Deus!
        Amado continue alertando o povo de Deus.

        • Josué Junior

          Amém! Soli Deo Glória!

      • Matheus

        Engraçado pretendo cursar contábeis

        • Josué Junior

          Obrigado por acompanhar nosso blog meu irmão! Deus te abençoe!

  2. Gostei muito desse sumario, ótimo parabens meu amigo irmão em cristo isso se ve Nas escrituras o amor de muitos se esfriando por causa dos desvios da palavra de Deus ,muitos não gostam de ouvir a verdade ! Tenho um apreço muito grande pela genuina palavra do Eterno,um abraço .

    • Josué Junior

      Amém meu irmão! agradeço seu comentário. Deus seja glorificado!

  3. fabio porfida

    Paulo, apóstolo (não da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos),
    E todos os irmãos que estão comigo, às igrejas da Galácia:
    Graça e paz da parte de Deus Pai e do nosso Senhor Jesus Cristo,
    O qual se deu a si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai,
    Ao qual seja dada glória para todo o sempre. Amém.
    Maravilho-me de que tão depressa passásseis daquele que vos chamou à graça de Cristo para outro evangelho;
    O qual não é outro, mas há alguns que vos inquietam e querem transtornar o evangelho de Cristo.
    Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
    Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.
    Porque, persuado eu agora a homens ou a Deus? ou procuro agradar a homens? Se estivesse ainda agradando aos homens, não seria servo de Cristo.
    Mas faço-vos saber, irmãos, que o evangelho que por mim foi anunciado não é segundo os homens.
    Porque não o recebi, nem aprendi de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo.
    Porque já ouvistes qual foi antigamente a minha conduta no judaísmo, como sobremaneira perseguia a igreja de Deus e a assolava.

    Gálatas 1:1-13

  4. texto preciosos e urgente para nossos dias, pois expressa somente o retrato da realidade que se vive hoje no dia a dia de nossas igrejas, onde lideres desesperados para verem o rebanho crescer, são tomados de assalto por pessoas que se dizem capazes de resolver suas dificuldades no tocante ao crescimento de suas igrejas, sem ter eles mesmos uma igreja que tenham pastoreados para que sirva de testemunho. pois as palavras convencem, mas o exemplo arrasta, sem falar no maior dos problemas; a centralidade humana.
    PARABENS

    • Josué Junior

      Amém meu irmão! Soli Deo Glória!

    • Josué Junior

      Obrigado por compartilhar sua opinião meu irmão! Deus abençoe!

  5. Jamily Brito

    Essa teologia impregnada nas mentes dos jovens que ainda estão aprendendo a viver, os mesmos que não sabem muito da vida, procuram alguma resposta pra suas perguntas, e muitas dessas respostas são estabelecidas ao ouvido de cada um deles, de acordo com o que eles querem ouvir. Assim cresce isso, e os mesmos jovens se precipitam, não conhecendo a palavra de Deus. Vão caminhando pelo seu prazer, seus desejos e esquecendo que o mesmo Deus que perdoa o pecado, o mesmo Deus que ama o ser humano, também condena e aborrece o pecado.

  6. Matheus

    Quero fazer contabilidade também, antes de fazer teologia ,fiquei confuso ,vou mergulhar mais profundamente nas verdades bíblicas depois .gostei da maneira que o senhor abordou o tema ,chega dessa diluição no evangelho,Cristo já é suficiente

  7. Que bacana,penso em cursar contábeis, se tratando do coaching,creio que existam profissionais sérios, misturar esses dois assuntos não fica legal,cada um dentro de sua área, ainda sim existem coaching que ajudam o próximo a realizar suas metas e sonhos,mas nada disso é prometido por Deus, o homem deve buscar,o cristao deve primeiro buscar o senhor em primeiro lugar e as demais coisas serão acrescentadas.

  8. Jurandir

    O farizeu F. josephus,inventou
    teses antibíblicas do 1°dízimo,2°dízimo,e 3°dízimo,pra que o povo não saiba que todos os dízimos devem ser dado apenas aos mais pobres.
    O dízimo existia na lei de Hamurabi,antes de Abrão,e antes da lei de Moisés.
    – O dízimo da lei de Moisés,é pago aos mais pobres.O dízimo da lei de Hamurabi,
    é taxa paga aos donos de terra,ele não tem nada a ver com “despojo de guerra”.
    44° Se alguém se obriga a pôr em cultura,dentro de três anos, um campo que jaz inculto,mas é preguiçoso e não cultiva o campo,deverá no quarto ano cavar,destorroar e cultivar o campo inculto e restituí-lo ao proprietário e por cada dez gan pagar dez gur de trigo.
    – O dízimo não tem nada a ver com fé,igreja ou religiao.
    – O dízimo não tem nada a ver com ritual de sacrifício pelos pecados,etc.
    – O dízimo nada tem a ver com prosperidade financeira,pois dízimo significa (maaser).
    – A lei de Moisés,não aboliu o dízimo da lei de outras nações.
    Obs:Se o dízimo foi abolido por ser da lei de Moisés,então,
    as ofertas voluntarias,a lei do divórcio,não adorar outro Deus,
    não comer comida sacrificada a ídolo,foram abolidas ?
    Obs:Todos os dízimos dados aos levitas deviam ser levados ao templo,exceto dízimo dado aos pobres,órfãos,etc.
    As tribos dos levitas moravam em tendas,dentro do templo,e no entorno do Templo. Havia balança medição,logística,
    tesoureiros ou contadores.
    No templo,havia 22 mil levitas.
    Num 3:39.Depois Haviam 38 mil levitas.ICron 23:3 Deus deu aos levitas,cidades de Judá,etc
    (Cidades templo,cidade escola)
    POR QUE MOISÉS CRIOU UMA LEI DO DÍZIMO ??
    Os levitas não eram pobres,e
    pra terem direito de receber dízimo eles deviam perder o direito a herança de seu rico pai Jacó. Moisés,teve que fazer uma “lei de dízimo” ou lei de pobreza,pra que os levitas recebessem dízimos como se fossem pobres.
    LEI DO DÍZIMO,O QUE DIZ:
    Fala aos levitas e dize a eles:
    Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel,
    que eu vos dei como herança,
    oferecerei deles uma oferta alçada ao Senhor;uma décima parte dos dízimos. Núm18 : 26
    Tenha fé.

  9. J. Araujo

    Perdoe -me se foi engano, mas pareceu-me haver trechos significativos de seu texto que são iguais a outro que li na internet. Haveria cópia de alguém ou foi engano meu.?

  10. MAGNUM

    A paz do Senhor. Penso que devemos a luz da bíblia, como educadores cristãos, orientar os novos crentes a viverem o VERDADEIRO EVANGELHO, tendo em vista as doutrinas fundamentais. a verdade é que muitos estão de fato sendo levados a crerem que existem outras formas de ser verdadeiramente livres dos seus males. a pregação coaching é só mais uma ala das tantas “teologias” que distâncias as pessoas do verdadeiro CRISTO ENCARNADO.

  11. EMANOEL REIS DOS SANTOS

    Excelente,precisamos sim defender a causa do puro evangelho. E,isso,não é demonizar…

  12. Jurandir

    “O JUSTO,viverá pela fé”
    Hebreus 10: 38.
    Salmos 37: 25. Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o JUSTO, nem a sua semente a mendigar o pão.
    Mateus 6: 33.
    “mas buscai PRIMEIRO LUGAR o reino de Deus,e a sua JUSTICA,e todas estas coisas vos serão acrescentadas”.
    Obs : Só os justos alcançam o reino de Deus,( os céus)e o poder da justiça de Deus.
    Obs: Pela ordem ser justo é o principal objetivo para ter o poder de fé,e agradar a Deus.
    Muitos dizem que tem fé,mas dão testemunho de milagre mentirosos(mentirunhos),são trapaceiros,invejosos,etc.
    Eles constróem palco onde o povo não se cansa de ouvir:
    “tenha fé,nunca desista!”
    “musiquinhas com lamúrias”e sermões de blá blá,blasfemia.
    Muitos querem que o povo dê falso testemunhos ou seja conte falsos milagres,pra não investirem em plano de saude para os fiéis carentes,e idosos.
    Quando eles dão alguma
    cesta basica ao povo,quem compra ou paga as cestas básicas é o próprio povo,ou eles associam ao imposto de renda que é uma outra forma do povo pagar a conta,pelo aumento da inflação,pela quebra dos governos,o povo fica sem emprego,sem saúde,
    escola,e sem aposentadoria. Se a crise mundial piorar,eles poderão fugir pra o exterior onde está depositada grande parte das ofertas do povo.
    Eles não querem que o povo perca a fé neles,e passe
    a valorizar mais a sua pátria.
    Eles alegam que não são ricos,
    pois não mostram o extrato de seus patrimônios,aos fiéis.
    Muitos usam até psicologos pra usar palavras pra mudar o que as pessoas pensam. Muitos”psicos”usam antigas frases,teses,e crônicas com juízos de valores,(Demodé),pra criar uma “caverna de Platão,
    na mente do povo”,pra que o povo fique preso a eles.
    O charlatanismo,a exploração ilegal da fé,não são justas,nem são da fé. “Abre a tua boca,
    julga retamente e faz justiça
    aos pobres e necessitados”.
    Prov 31 : 9. Prov 21: 25,26. Ezeq 22: 29. Mat 6: 33.”Ficar só em palavras leva à pobreza”. Prov 14: 23

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *