O perigo da Soberba: O conhecimento de Deus a serviço do Amor

 

Conhecimento de Deus: O verdadeiro conhecimento não se ensoberbece mas edifica o próximo.

O conhecimento traz orgulho, mas o amor edifica.
Paulo escreve a carta para uma igreja, que tinha alguns cristãos, que julgavam ter muito conhecimento.
Na verdade não sabiam como deveriam saber. (1 Co 8:2)
Aos olhos de Deus, teoricamente, tinham razão quanto ao assunto que estavam debatendo.
Mas estavam se gabando do seu conhecimento e da sua inteligência, estavam se iludindo.
Aos olhos de Deus se tratava de um conhecimento falso.
Pois se realmente soubessem saberiam que o conhecimento das coisas de Deus deve ser colocado a serviço do Amor.

Aos olhos de Deus esse é o conhecimento verdadeiro, o amor e a humildade a serviço do outro.

O verdadeiro conhecimento não se ensoberbece mas edifica o próximo.

Soberba nos dias de Hoje

 

Muitos crentes tem esse problema hoje devido, talvez, há um conhecimento teológico elevado se tornam intolerantes, secos e sem amor ao próximo.

O conhecimento bíblico e teológico tem produzido fariseus nos dias de hoje que julgam tudo e a todos, proferem apenas palavras de destruição e divisão ao invés de palavras de edificação.
Crentes eruditos, porém secos e sem a revelação verdadeira do evangelho.
Pessoas intelectuais, que parecem ter muito conhecimento, porém nada conhecem.
Quem pensa conhecer alguma coisa, ainda não conhece como deveria. 1 Coríntios 8:2
Definitivamente esse não é o verdadeiro conhecimento de Deus.

Amor e Humildade

Quanto mais conhecemos de Deus e nos aprofundamos no que ele fez por nós, mais nos sentimos pequeninos e insignificantes e entendemos a necessidade de um salvador, foi por isso que Cristo morreu e ressuscitou, por nós.
Como está escrito: “Não há nenhum justo, nem um sequer;
Romanos 3:10
O verdadeiro conhecimento de Deus é o amor pois a medida que nos aproximamos da luz que ,é Cristo, enxergamos quão pecador somos.
Nos rendemos em gratidão a ele, que sofreu pelos nossos pecados.  Somos salvos pela graça não há mérito nenhum nosso.

Não estou aqui defendendo que o crente não deva estudar, pelo contrário deve sim faze-lo, mas com o propósito de edificar seu irmão, em amor, não de combate-lo.

Use o seu conhecimento em prol dos fracos, use o seu conhecimento para edificação do seu irmão a edificação da igreja de Cristo.
Não use seu conhecimento para derrubar seu irmão mas para levantá-los.
O verdadeiro conhecimento é o amor e a humildade em Cristo.
Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, mas não tiver amor, nada serei. 1 Coríntios 13:2
Solus Christus,
Josué Junior

Josué Junior

Josué Junior é Seminarista estudante de Teologia da Faculdade Batista MG e apologista cristão, Cosmovisão cristã e Teologia reformada, Formado em Ciências Contábeis, Funcionário Público e Professor. Criou os canais Salvos por Cristo Jesus no ano de 2016 com objetivo de levar o amor de Deus a todo aquele que crê no sacrifício de Jesus e na vida eterna. Suas mensagens têm como tema central o resgate do evangelho genuíno. Casado e pai de dois filho, serve a Deus e prega por todo o País. Se desejar falar com o Josué Junior, ou ainda convidá-lo para pregar em sua igreja escreva para: salvosporcristobr@gmail.com.br

Website:

1 Comentário

  1. Matheus

    Fala meu irmão me fale sobre o curso de ciência contábeis, estou interessado no curso

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *